terça-feira, 5 de novembro de 2019

Enroladinho de Presunto e Queijo


ENROLADINHO DE PRESUNTO E QUEIJO
 
INGREDIENTES DA MASSA:
 
2 ovo pequeno
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente
5g de fermento biológico instantâneo (equivale a meio pacotinho ou meia colher de sopa).
 
PARÁ O RECHEIO: (pode ser recheio da sua preferência)
 
queijo
presunto
requeijão
orégano
Irá precisar de um saquinho de feirinha de supermercado para deixar a massa descansando, um rolo de massa e um pincel culinário.
 
MODO DE PREPARO:
 
Em uma tigela, mexendo, coloque 1 ovo, o óleo, o leite morno, açúcar, sal e farinha de trigo aos poucos. Quando ficar difícil de mexer com o fuê ou colher, mexa com as mãos, depois adicione o fermento e continue mexendo. Quando os ingredientes se unirem formando uma bola, leve para uma bancada polvilhada com um pouco de farinha e sove a massa. Sove por cerca de 10 minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais na sua mão. (se preciso, vá polvilhando mais farinha na massa até chegar no ponto).
 
Depois, deixe-a descansado, (em um lugar que não vente) por 30 a 40 minutos dentro de um saquinho amarrado daqueles de feirinha de supermercado. (de um nó no saquinho de modo que forme um bola e a massa tenha todo espaço possível para crescer lá dentro)
 
Após descansada, divida a massa ao meio, esticando uma das partes com um rolo e formando um retângulo.
 
Espalhe um pouco de requeijão, queijo mussarela, presunto triturado e feche como se fosse fazer um salgado gigante, corte as pontas e divida-o em 4 partes iguais, ou pelo menos quase iguais.
 
(Deixe o forno esquentando! ) Faça a mesma coisa com a outra metade da massa e pincele todos os salgados por cima com uma gema batida misturada com 1 colher de chá de água. Polvilhe com orégano. Leve para o forno pré aquecido em 180°C por 20 minutos aproximadamente ou até dourar. (coloque na parte mais alta do forno e fique de olho para não queimar!).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário